top of page

ABADIÂNIA

 

Abadiânia é um município brasileiro do estado de Goiás.

 A cidade é famosa internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde o médium João Teixeira de Faria realiza suas cirurgias espirituais sem anestesia. A casa recebe pessoas de diversas partes do mundo em busca de ajuda e tratamento.

Sua população estimada em 2010 era de 15.752 habitantes.

 Um dos lados da cidade, que é dividida pela rodovia federal BR-060, é ocupado principalmente por hotéis, pousadas e pontos comerciais voltados para o público estrangeiro da Casa.

                                        João de Deus

                                                   

                                                   João de Deus é um homem nascido em família simples, que tem                                                          problemas como qualquer homem comum. Tem defeitos,                                                                      limitações e é capaz de errar e sofrer como qualquer outro ser                                                              humano. Segundo o próprio médium, se fosse perfeito, não estaria                                                      nessa missão na Terra.

                                                           João Teixeira de Faria nasceu no vilarejo de Cachoeira da Fumaça,                                                                 no estado de Goiás, em 24 de junho de 1942, sendo o mais novo de                                                              seis filhos.

                                                           Morando em Itapaçi, também no estado de Goiás, estudou até o                                                                equivalente ao segundo ano do Ensino Fundamental e abandonou os estudos devido à necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família.

A primeira manifestação mediúnica de que se recorda ocorreu quando tinha nove anos de idade, enquanto visitava familiares na cidade de Nova Ponte – GO com sua mãe. Em um dia ensolarado, João teve uma premonição de que uma grande tempestade se aproximava, e começou a apontar casas (incluindo a casa de seu irmão) e a dizer que aquelas casas cairiam ou seriam destelhadas. Puxou sua mãe pelo braço para que partissem antes do temporal. Apesar de não estar convencida, a mãe de João abrigou-se com ele na casa de alguns amigos. Exatamente como ele havia previsto, a tempestade destruiu cerca de quarenta casas da pequena cidade.

O trabalho era escasso em Itapaçi e João precisou partir em busca de emprego. Após passar por algumas cidades, o médium encontrava-se em Campo Grande – MT ainda desempregado, cansado e com fome. Procurou, então, abrigo embaixo de uma ponte, planejando banhar-se no rio antes de seguir sua busca. Ao se aproximar do rio, uma mulher o chamou, convidando-o a aproximar-se. Conversaram a tarde inteira. Após algum tempo, o médium descobriu que a mulher era o espírito de Santa Rita de Cássia. 

Na manhã seguinte, João voltou ao rio para conversar novamente com a mulher, porém, encontrou somente uma luz e ouviu sua voz chamando pelo seu nome. Ela disse a ele que fosse ao Centro Espírita Cristo Redentor.

Ao chegar ao Centro Espírita, o diretor se aproximou e perguntou se seu nome era “João Teixeira de Faria” e disse que eles o estavam esperando. Naquele momento o médium desmaiou, recobrando a consciência horas depois. Havia um grande grupo de pessoas o cercando e uma pessoa o explicou que ele havia incorporado a Entidade Rei Salomão e curado cerca de cinqüenta pessoas.

Mesmo confuso, João de Deus aceitou o convite para passar a noite na casa do diretor do Centro Espírita e retornar no dia seguinte para os trabalhos, explicando que não era um médium praticante e não tinha conhecimentos médicos nem sobre o mundo espiritual.

Nos meses seguintes, o médium João dedicou sua vida à cura. Sua primeira experiência mediúnica ocorreu aos dezesseis anos de idade.

Durante os anos subseqüentes, João foi perseguido e acusado por prática ilegal da medicina. No período da ditadura militar, foi para Brasília trabalhar como alfaiate para o exército. Lá, exerceu trabalhos de cura e ganhou a proteção dos militares.

João de Deus trabalhou, dentre outras coisas, como alfaiate, minerador e também numa olaria. Hoje mora em Abadiânia e Anápolis – GO, cidade que se localiza a 40 km de Abadiânia, onde em 1976 fundou a Casa Dom Inácio de Loyola.

Dom Inácio de Loyola

 

 

Também conhecido como Santo Inácio de Loyola, nasceu em 1491, na província Basca de Guipúzcoa, na Espanha.

De família nobre, em 1516, entra para a guarda do vice-rei de Navarra. Ao defender o território basco dos franceses, na batalha de Pamplona, Inácio Loyola é ferido na perna por uma bala de canhão.

Durante sua recuperação, no castelo de Loyola, ao invés de livros sobre a cavalaria, encontra livros sobre a vida dos santos. Ao fazer a leitura, inspira-se pelo exemplo dos santos e sente, então, a necessidade de uma mudança interior. Decide, assim, dedicar sua vida a Cristo e à conversão dos infiéis.

Já totalmente recuperado, vai a Monserrat, mosteiro beneditino nos arredores de Barcelona, onde faz sua confissão geral que dura três dias. Depois, retira-se para uma gruta, em Manresa, também nos arredores de Barcelona. Ali completa-se sua transformação espiritual e escreve o livro “Exercícios Espirituais”.

Vai para Salamanca, para estudar na famosa universidade do mesmo nome e, mais tarde, completa seus estudos de filosofia e teologia na universidade Sorbonne de Paris. Entra em contato com as correntes críticas e hostis à doutrina da Igreja, as quais sempre se mostrou contrário. Passa, então, a trabalhar pela Renovação da Igreja. Unindo-se a mais seis companheiros (Pedro Fabro, Francisco Xavier, Alfonso Salmerón, Diego Laynez, Nicolau de Bobadilla e Simão Rodrigues), faz os votos em Monmartre, e funda a Companhia de Jesus.

Vão até Veneza, onde Inácio é ordenado sacerdote e posteriormente seguem para Roma, onde conseguem a aprovação da nova Ordem pelo Papa Paulo III, em 1540. Colocam-se à disposição do Papa como um exército pronto para a defesa da fé, reforma da Igreja e da obra missionária. 

 

A Casa foi chamada Casa de Dom Inácio de Loyola em homenagem a uma das principais Entidades que guiam o médium João de Deus. 

bottom of page